O uso da tecnologia BIM na construção civil

O mercado da construção avança e, como consequência, surgem obras cada vez mais complexas e com tempo de execução menor, onde pequenos detalhes fazem a diferença. A ocorrência de falhas de projeto podem causar diversos problemas, logo, o quanto antes as possíveis falhas forem detectadas menos prejuízos trarão. E nada melhor do que fazer isso antes mesmo da construção física, por meio de uma construção virtual.

A tradicional metodologia 2D durante anos foi a base dos projetos, mas, atualmente a mesma já não tem a mesma eficiência. Já com o BIM (Building Information Modeling) é possível construir, gerenciar e projetar de forma eficiente, por meio da interoperabilidade entre as disciplinas, da inserção de informações referentes a construção e a utilização da edificação.

Por meio da metodologia BIM, a construção é feita em um ambiente virtual 3D que permite uma melhor visualização de informações, detalhes e detecção de possíveis erros, evitando que isso seja identificado apenas durante a construção, o que pode provocar diversos prejuízos para a obra, como por exemplo, alterações em prazo e custo.

O BIM é uma realidade e, cada vez mais, é notória a sua importância para as empresas que buscam se destacar no mercado competitivo da construção civil.

José Orlando Barros da Silva – Assistente de Engenharia